Seria correto dizer que o Feng Shui é a antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local. A palavra ciência, aqui, não tem e nem pretende ter a conotação da ciência moderna. Quando dizemos ciência, significa um sistema no qual os princípios e regras foram baseados em observações e dados estatísticos ao longo dos anos.
O objetivo do Feng Shui é harmonizar a energia dos elementos da natureza nos ambientes. Até o início deste século, a técnica era usada apenas pelos imperadores da China. Depois começou a influenciar o projeto e a decoração de casas e, a partir da década de 70, chegou às empresas. Em Hong Kong, qualquer edifício corporativo é projetado a partir dos mandamentos do Feng Shui. Nos Estados Unidos, instituições como o Citibank adotam a técnica.
O posicionamento de móveis e objetos a fim de garantir a circulação de energia positiva depende de estudos específicos. Cada ambiente tem um ba gua, um mapa que determina onde os elementos representativos da natureza serão colocados. O ba gua é dividido em nove áreas: prosperidade, fama, relacionamentos, ancestrais, Tai Ch i, filhos, aprendizado, carreira e apoio. Cada uma dessas áreas pode ser estimulada na organização de um ambiente. Ele pode ser um prédio inteiro ou apenas uma mesa de trabalho.
Divulgue no Orkut: