Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

A Roda do Ano no Hemisfério Sul


A concepção de tempo dos pagãos, principalmente a dos Celtas era um tanto quanto diferente da atual. Primeiramente, o tempo era para eles, não linear, mas circular, cíclico; há também o problema do calendário, que era para eles lunar, enquanto que o nosso é um calendário solar.

No entanto, as adaptações já foram feitas por Bruxos que vieram bem antes de nós, e parece funcionar bem até agora. Mas há outra consideração a ser feita: os Sabbats (feriados) são comemorados de acordo com as estações, e o calendário a que geralmente temos acesso é o calendário do hemisfério Norte, onde as estações se manifestam em datas opostas.

Alguns Bruxos do hemisfério Sul mantêm as datas como estão no Norte, comemorando assim o Samhain em 31 de Outubro. Eu, particularmente prefiro inverter as datas, no entanto, como um dos princípios básicos da Bruxaria é que só se deve fazer aquilo com o qual se sente confortável, decidi colocar as duas datas (a do hemisfério Norte e a do hemisfério Sul) na tabela abaixo. A data pode variar de acordo com a Tradição que se segue.

Sabbat
Data - Norte
Data - Sul
Samhain
31 de Outubro
30 de Abril
Yule
21 de Dezembro
21 de Junho
Imbolg
1º de Fevereiro
1º de Agosto
Equinócio da Primavera
21 de Março
21 de Setembro
Beltane
1º de Maio
1º de Novembro
Midsummer
21 de Junho
21 de Dezembro
Lughnasadh
1º de Agosto
1º de Fevereiro
Mabon
21 de Setembro
21 de Março

 
Datas Comemorativas 

30 de Abril - Samhain 

Há muita divergência quanto à pronúncia da palavra, mas acredito que seja Sal-Uin (Sow-ween). Essa é à noite em que a barreira entre nosso mundo e o mundo dos espíritos fica mais fina. É quando o Deus Cornudo se sacrifica para se tornar a semente de seu próprio renascimento em Yule. É quando os pastores recolhem o gado e o povo esconde-se em casa, fugindo da época mais escura do inverno. A data marca o fim (e o início) do calendário Celta. É celebrada pelos Cristãos como o Dia das Bruxas, o famoso Halloween (All hails eve).

A noite de Samhain se encontra no meio exato entre o Ano que se vai e o que vem pela frente, e é, portanto, uma data atemporal.

21 de Junho – Yule 

Esse é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do Ano. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê. É importante notar que no hemisfério Norte, Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem um significado muito parecido com o do feriado Cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.

O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito tradicionalmente pagão: o pinheiro, o azevinho, e tantas outras árvores tão utilizadas no Natal são árvores cujas folhas são perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes.

É interessante notar que a maioria dos feriados Cristãos tem alguma relação com os feriados Pagãos (por exemplo, Samhain, a noite de todas as almas, que se transformou em Noite de Todos os Santos), apesar de quase ninguém pensar sobre isso. Pesquise um pouco, você vai se surpreender...



01 de Agosto – Imbolg 

Pronuncia-se Imbolc. Imbolg, literalmente, quer dizer: dentro do útero. O inverno ainda não foi embora, mas por baixo da neve a vida floresce e ganha força. As coisas não acontecem diante de nossos olhos, mas já estão lá, latentes, pulsando, esperando o momento certo para vir à tona. A Deusa vagarosamente recupera-se do parto, e acorda sob a energia revigorante do Sol.

Esse é o também chamado Festival das Luzes, em que se acendem velas por toda a casa, mais especialmente nas janelas, para anunciar a vinda do Sol e mostrar ao menino Deus seu caminho.

21 de Setembro - Equinócio de Primavera 

Pela primeira vez no ano o dia e a noite se fazem iguais. É, portanto, uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a terra está pronta para ser plantada. É quando o Deus e Deusa se apaixonam, e deixam d ser mãe e filho. Nessa data, a semente da vida e é semeada no ventre da Deusa, a Donzela revigorada e cheia de vida e alegria.

O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mudo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.

01 de Novembro – Beltane 

Feriado oposto a Samhain tanto em data quanto em significado. Pronuncia-se Bioltuin (Be-All-Twin). É o Sabbat da fertilidade, em que se celebra o casamento dos Deuses. As Fogueiras de Maio (no caso do hemisfério Norte) são acesas, e os Postes de Maio levantados. É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras. Agradecemos pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época de luz. Abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma.

O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade Luz do ano têm início.

Esse foi um dos primeiros feriados a ser destituído pelos Cristãos, que viam nas celebrações sexuais somente o pecado, e as entendiam como uma ofensa a seu Deus. Talvez os padres não soubessem que o amor sob vontade é o maior dos rituais, a mais grandiosa das celebrações à vida, à alegria, à Natureza, e, portanto, aos deuses.

21 de Dezembro – Midsummer 

Esse é o ápice do Verão, quando o Deus e a Deusa se encontram em sua plena juventude, e com toda a energia da vida ascendente. Na noite de Midsummer (o Solstício de Verão) fadas, duendes e toda a sorte de elementais correm pela terra, celebrando o fervor da vida. A data era comemorada nos tempos antigos geralmente com jogos e festivais. O corpo e o físico são reverenciados nesta data.

01 de Fevereiro – Lughnasadh 

Este é o primeiro dos três Sabbats da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas, e agora passará por leves mudanças, seu poder declinando sutilmente com o passar dos dias. Por isso, o honramos, e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.

O dia é comumente associado à Lugh (pronuncia-se Lu), o Deus Celta do Sol.

21 de Março – Mabon 

Este é o segundo dos feriados da colheita (sendo Samhain o terceiro). A fraqueza do Deus já se faz sentir, e as plantações vão aos poucos desaparecendo, enquanto os estoques se enchem. Derrama-se leite sobre a terra para agradecer pela fertilidade e bondade da terra. Agora, nos fechamos, e nossos corações voltam-se para nós mesmos.

O período negro do ano se aproxima aos poucos. É uma data especial para evocarmos espíritos familiares, guardiões e antepassados para pedir sua ajuda e aconselhamento no período mais negro da Roda, que em pouco tempo se fará presente.

Fonte: Geocities
Por: Erica Vondeath
Link: http://trinaiscoir.blogspot.com/2011/07/roda-do-ano-das-bruxas.html

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...