Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

APRENDA A DIZER NÃO!

Não quero mais isto!
Não vou mais fazer aquilo!
Não, não irei!
Não!!!

Porque é tão difícil falar esta palavra, e porque é tão ruim receber um “não”?

Simples a palavra “não” nos leva ao negativo, a negar algo, e temos uma educação onde negar é ser egoísta, sempre ligamos esta palavra com estarmos sendo ruim com alguém ou alguém sendo ruim conosco!

Não é verdade, temos que tirar esta barreira de nossas vidas, muitas vezes sedemos a fazer coisas que não queremos somente para agradar o outro, empurramos relacionamentos ruins (amizades, namoros, casamentos, etc...), pois não sabemos dizer “não” ao que nos esta fazendo mal. Não, não quero mais estar nesta situação! Não quero mais este relacionamento!


Seria simples se não nos sentíssemos culpados em negar algo ao outro, mas sempre que fazemos isto, vem um peso, uma sensação de que você não tentou o bastante, ou simplesmente “se eu tivesse mais paciência ele iria melhorar”.

Vamos pensar, quantas vezes você empurrou uma situação com a barriga e ela melhorou no final? Aposto que raríssimas vezes ou nunca!

Não aceite as coisas erradas na sua vida pelo medo de ser negativa com os outros.

Você se encaixa na lista de pessoas que não sabem falar não?

Segue uma lista de situações, veja se você se encaixa nelas:

1- Se mandarem você fazer algo, você não faz, mas se pedirem com carinho você cede. (mesmo que não queira fazer).

2- Você tem uma amiga fofoqueira que vive se intrometendo na sua vida, mas como você a conhece há muito tempo, não tem como cortá-la da sua vida.

3- Você faz funções no seu trabalho que pertencem à outra pessoa e não recebe por isto. O que era um favor ou quebra galho agora virou obrigação.

4- Seu namorado (a) não te dá atenção, nem carinho suficiente, vocês brigam sempre, mas não terminam, ou terminam, mas logo voltam.

5- Seus amigos ou familiares sempre pedem coisas ou dinheiro emprestados para você e nunca devolvem, mas se alguém pedir você novamente empresta.

6- O pessoal te chama para ir viajar e você topa logo de cara. Quando percebe está num apartamento pequeno cozinhando para oito pessoas, numa praia suja e num dia de chuva.

7- O seu filho não levanta do sofá e pede para você levar o prato de comida para ele e mesmo você achando ele muito folgado, você leva.

8- Você vai ao shopping, vê uma blusa que você achou linda, mas não precisa, e mesmo assim você compra.

9- Você passa o dia todo fazendo coisas para agradar os outros e quando vê o dia passou e ninguém fez nada pensando em você.

10- Você aceita as coisas que lhe oferecem sem brigar por algo melhor.

Se você se reconheceu em pelo menos seis questões acima (ou algo muito parecido) você tem sérios problemas em dizer NÃO!

Você percebeu que na questão oito você tem que aprender a dizer não inclusive para você mesma? Pois é, o ato de falar não serve inclusive para sabermos negar as nossas vontades fúteis.

Ok, não sei falar “não” e agora?

Como tudo na vida temos que nos exercitar para fazer o nosso melhor, somente a repetição faz-nos a perfeição.

Uma técnica muito usada para aprendermos a dizer não é a conversa com o espelho.
Sente-se em frente de um espelho e treine.

Diga:

Não!
Não quero!
Não vou!
Não faço!
Não quero mais isto na vida!
Não vou mais aceitar isto!
Não vou ceder!
Não!

Repita quantas vezes for necessário, faça disso um mantra, mas lembre-se olhe em seus olhos, seja sincera quanto ao sentimento do não. Não se sinta culpada, não peça desculpas. Não diga “desculpe, mas não”. Diga simplesmente Não.

Não seja ríspida, mas não amoleça. Seja dura e sincera.
O não sei, talvez, vou pensar, quem sabe... É um potencial sim, no seu caso, não serve.

E respeite a pessoa quando você receber um não, ninguém é obrigado a fazer algo que não queira somente para lhe agradar, se coloque no lugar dela.

Um fraterno abraço,
Mago Dam


Divulgue no Orkut:

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...