Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

BASTET E SEKHMET

Na mitologia egípcia, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

Com o tempo, ela também perdeu sua cabeça original de gato selvagem do deserto ou leão e ganhou a cabeça de um gato doméstico. Os gatos eram muito importantes para os egípcios, porque protegiam os grãos dos animais daninhos, e acreditava-se que Bastet os protegia. Quem matasse um gato era punido com a morte. Quando os gatos morriam, as famílias raspavam a sobrancelha como luto e às vezes seus gatos eram mumificados.


Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.

O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

Bastet era invocada nos momentos de dificuldade e seu culto era um dos mais difundidos no Antigo Egito. As pessoas nascidas sob o signo de Bastet (de 16/1 a 15/2) são extremamente bondosas. Costumam aderir a grandes causas, pois seu desejo é servir à humanidade.

Amigas leais fazem esforços surpreendentes para ajudar aqueles a quem amam. No entanto, gostam de se sentir livres, e tal como os felinos preferem ser acariciadas apenas quando sentem vontade.

O lado negativo de sua personalidade fica por conta de uma certa rebeldia, que às vezes assume proporções extremas, levando-as a atitudes insensatas e até irresponsáveis.

Templo 

Heródoto, historiador grego que viajava no Egito no século 5 aC, descreve o templo de Bastet durante algum tempo:

"Salvar para a entrada, que fica em uma ilha, dois canais separados aproxima do Nilo, e depois de chegar até à entrada do templo, eles correm em volta dele em lados opostos, cada um deles tem cem metros de largura, e é ensombrada pelas árvores. O templo está no meio da cidade, ao alto de um morro, assim pode ser visto por toda a cidade. Um muro de pedra, esculpidos com figuras, corre em volta dela, dentro é um bosque de árvores muito altas, em torno de um grande santuário, onde está a imagem da deusa, o templo é um quadrado, cada um lado medindo um furlong. A estrada pavimentada com pedras, de três estádios, um longo caminho leva à entrada, correndo para o leste através do mercado local, em direção ao templo de Hermes, essa estrada tem cerca de 400 metros de largura, e é rodeado por árvores atingindo céu. "

A descrição oferecida por Heródoto e vários textos egípcios sugerem que a água cercando o templo em três (de quatro) lados, formando uma espécie de lago conhecido como isheru, não muito diferente do que cercam o templo da deusa Mut em Karnak , em Tebas. Lagos conhecido como isheru eram típicas de templos dedicados a uma série de deusas leonina que se diz representar uma deusa original, filha do Deus Sol Ré / Olho de Rá : Bastet, Mut, Tefnut, Hathor e Sakhmet. Cada um deles teve de ser acalmado por um conjunto específico de rituais. Um mito relata que uma leoa, ardente e colérica, já foi arrefecida pela água do lago, transformada em uma gata mansa e se estabelecendo no templo.

Festival 

Heródoto também relata que, dos muitos festivais solenes realizados no Egito, o mais importante e mais popular foi uma que foi celebrada em Bubastis, em honra da deusa, a quem ele chama de Bubastis e compara-se com a deusa grega Artemis. Cada ano, no dia de sua festa, a cidade atraía cerca de 700.000 visitantes ("como o povo do lugar diz"), homens e mulheres (mas não crianças), que chegavam em numerosos navios lotados. As mulheres ficavam envolvidas na música, canto e dança em seu caminho para o local, grandes sacrifícios foram feitos e quantidades prodigiosas de vinho eram servidas, mais do que foi o caso durante todo o ano. Isto concorda bem com fontes egípcias, que determinam que leonina deusas estão a ser aplacada com as festas "de embriaguez".

A deusa Bastet foi algumas vezes retratado segurando um cerimonial sistro em uma mão e uma égide dos outros - a égide geralmente semelhante a um colar ou gorget embelezado com uma leoa cabeça.

Bast era a deusa Solar durante a maior parte da antiga história egípcia, mas depois, quando ela foi transformada em uma deusa gato ao invés de uma leoa, ela foi alterada para uma deusa da lua por gregos ocupando o Egito Antigo até o final de sua civilização. Na mitologia grega, Bast também é conhecido como Ailuros.



SEKHMET 

Na mitologia egípcia, Sekhmet (também escrito Sachmet, Sakhet, Sekmet, Sakhmet eSekhete recebeu o nome grego, Sachmis), era originalmente a deusa guerreira do Alto Egito.Ela é representada como uma leoa, o mais feroz caçador conhecido para os egípcios. Foi dito que a sua respiração criou o deserto. Ela era visto como o protetor dos faraós e levou-os na guerra.

Seu culto foi tão dominante na cultura que, quando o primeiro faraó da Décima Segunda Dinastia, Amenemhat I, mudou a capital do Egito, para Itjtawy, o centro de seu culto foi levado também. Religião, a linhagem real, ea autoridade para governar estavam intrinsecamente interligados no Antigo Egito durante os seus cerca de três mil anos de existência.

Sekhmet também é uma divindade solar, muitas vezes considerado um aspecto da deusaHathor e Bast. Ela carrega o disco solar eo Uraeus que a associa ao Uadjit e royalties. Com estas associações, ela pode ser interpretada como sendo um árbitro divino da deusa Maet(Justiça, ou de ordem) na Sala de Julgamento de Osiris, O Olho de Hórus, e conectando-a com Tefnut também.

Possui força e coragem, e tem como missão proteger o deus Rá e o faraó. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. As pessoas nascidas sob o signo de Sekhmet são ousadas e corajosas. Adoram enfrentar novos desafios, mas pecam pela falta de obstinação. Aliás, é comum iniciarem algum projeto animadamente e o abandonarem justamente quando ele começa a dar frutos, ou seja, quando deixa de representar um risco e se torna previsível. Isso também se aplica aos relacionamentos: a paixão é sua grande busca. Exuberantes, enérgicas, um tanto autoritárias, as pessoas de Sekhmet precisam aprender a arte da diplomacia e da tolerância. Também é importante que controlem a agressividade, pois essa característica pode assumir proporções extremas.

E uma das formas da deusa Hathor, que abraçou o deus Rá, absorvendo sua força, e sob a aparência de uma leoa desceu à terra para destruir a humanidade. Venerada nos santuários de Mênfis como esposa de Ptah, ela é a patrona dos médicos e trás a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo.

Fontes:
Wikipédia
Discovery Brasil
tendarabe.hpg.ig.com.br

Um fraterno abraço,
Mago Dam

Divulgue no Orkut:

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...