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Tipos de Bruxarias – HOODOO




Nome: Hoodoo
Tipo: Bruxaria Afro-Americana
Origem: África (Costa da Guiné, Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Togo, Angola, Senegal) 
Povos que a utilizavam: Fon, Ewe, Iorubá, Kongo, Angola

Hoodoo é uma forma tradicional de magia popular afro-americana praticada nos Estados Unidos, também conhecida em inglês como conjure. É uma tradição mágica que se desenvolveu a partir do sincretismo de diversas culturas e tradições e magia.


O hoodoo incorpora práticas das tradições africanas e ameríndias, assim como grimórios e diversas práticas de magia européias. Enquanto práticas populares como o hoodoo são fenômenos transculturais, o que é particularmente inovador nesta tradição é o seu "uso admiravelmente eficiente das figuras bíblicas", tanto nas suas práticas como na vida de seus praticantes.

A palavra hoodoo foi documentada pela primeira vez no idioma inglês em 1875, listada como substantivo e um verbo transitivo. No AAVE (Dicionário afro-americano) o termo é utilizado para descrever um feitiço ou poção mágica, e também pode ser usado como um adjetivo, para descrever o praticante. Entre os sinônimos regionais para a palavra estão conjuration ("conjuração"), conjure ("esconjuro"), witchcraft ("bruxaria") ou rootwork ("trabalhos de raízes"). Nem todos são, porém, sinônimos exatos; o termo bruxaria, por exemplo, é problemático, pode fazê-lo ser confundido com a religião conhecida hoje em dia como Wicca. Além do mais, um praticante do hoodoo não pode ser visto como um rootworker se não se utilizar de raízes e ervas em suas práticas mágicas; assim, o rootwork pode ser compreendido como uma subcategoria ou "tipo" de prática hoodoo.

Historicamente, a maioria dos praticantes de hoodoo são afro-americanos, porém existiram alguns brancos que foram root doctors de destaque. Americanos de origem latina e indígena também o praticaram. Acredita-se que as origens do hoodoo estejam com os escravos africanos, especialmente no Sudeste americano, e, historicamente, sua existência foram documentadas no Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Illinois, Louisiana, Mississippi, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, e Virgínia. Hoje em dia os praticantes do hoodoo podem ser encontrados em todas as destinações finais da Grande Migração, incluindo as principais cidades da costa oeste e nordeste dos Estados Unidos.

Ao contrário das religiões formais, o hoodoo não possui uma hierarquia estruturada. Também não apresenta uma teologia, clérigos e leigos estabelecidos, ou ordens de serviços litúrgicos próprias; em vez disso, os praticantes quase sempre são pessoas laicas dentro duma comunidade cristã, que têm algum tipo de conhecimento específico de magia e da tradição do hoodoo. Um tradicional curandeiro hoodoo costumava ser um indivíduo nômade, que viajava de cidade a cidade vendendo seus serviços, e por vezes abrindo uma loja nas comunidades. O hoodoo não é exclusivo unicamente para o especialista; diversos dos feitiços e práticas podem-se encaixar na categoria dos "remédios caseiros", e são muitíssimo conhecidos em determinados contextos afro-americanos ou da região sul daquele país. 

Tradicionalmente, este conhecimento popular era passado de pessoa a pessoa. Como muitas práticas hoodoo são passadas como remédios populares, que acabam sendo descritos de maneira mais ampla como "conhecimento comum", o hoodoo também é passado adiante através dos contato sócio-familiares. Com o aumento da taxa de alfabetização e da comunicação tecnológica entre as comunidades praticantes, o conhecimento do hoodoo podem ser transmitidos por mais fontes, como livros e todo tipo de publicações e, hoje em dia, pela Internet. 

A visão de mundo dominante no hoodoo costuma ser fortemente cristã. Historicamente existiu uma vertente ligada ao Velho Testamento no pensamento hoodoo; isto fica particularmente evidente no que diz respeito à providência divina, bem como seu papel na justiça retributiva. Por exemplo, embora existem idéias fortes a respeito do Bem contra o Mal, amaldiçoar alguém de maneira a causar a sua morte pode não ser considerado um ato maligno.

Não só a providência divina é um fator na prática do hoodoo, como o pensamento hoodoo compreende o próprio Deus como o arquétipo hoodoo doctor.

O hoodoo teria se iniciado antes de tudo; "seis dias de feitiços mágicos e poderosas palavras, e o mundo, com seus elementos, tanto em cima quanto em baixo, foi criado”. A partir desta perspectiva, figuras bíblicas costumam ser retratadas como hoodoo doctors, e a Bíblia passa a ser uma fonte de feitiços conjuratórios, e torna-se, ela própria, um talismã de proteção.

A meta do hoodoo é de permitir às pessoas o acesso às forças sobrenaturais, de maneira a melhorar suas vidas cotidianas, e ganhar poder e força em diversas áreas dessas vidas, como a sorte, o dinheiro, o amor, a adivinhação, vingança, emprego e necromancia.

Como em muitas outras religiões populares ou práticas médicas e mágicas, faz-se uso intenso de ervas, minerais e partes dos corpos de animais, dos objetos pessoais de um indivíduo, além de fluidos corpóreos, especialmente sangue menstrual, urina e sêmen. O contato com ancestrais ou outros espíritos dos mortos é uma prática importante dentro da tradição do conjuro, assim como a recitação de salmos e da Bíblia também é considerada como tendo efeitos mágicos. Devido à grande ênfase dada pelo hoodoo ao poder mágico do indivíduo, os seus princípios básicos de funcionamento geralmente são sentidos como possíveis de serem facilmente adaptados ao uso de acordo com os desejos, inclinações e hábitos de cada um.

Poções caseiras e encantos formam a base de boa parte do hoodoo rural, desde épocas antigas; porém já existem diversas companhias comercializando os componentes do hoodoo para praticantes urbanos e das áreas rurais. Geralmente estes produtos recebem o nome de mantimentos espirituais, e podem incluir ervas, raízes, minerais, velas, incenso, óleos, cristais de banho, saches em pó e água-de-colônia. Diversos medicamentos registrados, cosméticos e itens de limpeza doméstica também têm como consumidores os praticantes do hoodoo, onde são utilizados duplamente, tanto de maneira convencional quanto como remédio espiritual.

O Hoodoo era originalmente um dos vários meios usados pelos brancos para se referir a todas as Religiões tradicionais Africanas, particularmente o antigo Voodoo.

"Hoodoo" deriva na verdade de um completo, altamente desenvolvido, e muito poderoso conhecimento dos sistemas de plantas de uso mágico e de domínio espiritual, intimamente ligado com os Espíritos (vodu), e as imagens esculpidas conhecidas como "Bochio", utilizada para representar a alma dos Homens. 

Este conhecimento foi particularmente dominado pela maioria dos africanos que habitaram a costa da Guiné, todo o caminho para a Nigéria e do golfo do Benim (Gana, Costa do Marfim, Togo, Angola Senegal, etc) É a partir dessas populações Africanas em particular (Fon, Ewe, iorubá, Kongo (Angola) grupos de base) que carregaram este conhecimento e tradição com eles durante a sua migração forçada para o Novo Mundo. 

O próprio termo se refere a um corpo de sacerdotes poderosamente consagrado cujo título traduz literalmente como "produtores ou ativadores". Produtores no sentido de que são eles que, não só possuem o conhecimento de todas as ervas sagradas, a maioria dos animais, metais e outros produtos da natureza, usados em magia, "bruxaria" e da medicina, mas também seus ativadores.

Na verdade, magia que é conhecida na América como Hoodoo, ao contrário do que tem sido assumido como sendo exclusivamente de importação Congo, também tinha existido nessa forma popular no Daomé, e foi trazido para a América nos navios negreiros. Como a magia e as crenças das pessoas comuns. "

Pós Mágicos são muito numerosos. Um tipo quando soprado contra uma porta ou janela, faz com que ele voe livre, quando jogado em cima das pegadas de um inimigo, ele se faz louco, um terceiro, usado no mesmo dia, neutraliza os efeitos maléficos do segundo e o quarto destrói os olhos de todos que olham para ele.

Na cosmologia Daomeana antiga, é ensinado que era os Espíritos das Florestas antigas conhecida como "Azzizas" que ensinou a Legba o primeiro uso das ervas sagradas. Ele, por sua vez, juntamente com o Vodou ensinaram aos nossos mais antigos ancestrais, para auxiliar no delicado processo de controle e/ou de modificar os destinos pessoais.

Quando os africanos chegaram forçados ao Novo Mundo como escravos, chegaram vastas enciclopédias de conhecimento do sistema sobre o uso de raízes, ervas, animais, elementos naturais e espirituais poderosos, esotérico, medicinal e propriedades alquímicas. Eles também levavam consigo um enorme conjunto de crenças folclóricas, histórias e verdades transmitidas e passadas a eles desde o início dos tempos, diretamente de seus ancestrais.

Uma trágica combinação de acontecimentos históricos, ou seja, a escravidão, a discriminação, a perseguição religiosa, a incapacidade de passar o conhecimento para gerações sucessivas, e a indisponibilidade de algumas plantas africanas nativas, forçaram muitos africanos a assimilar algumas práticas americanas nativas e os traços do folclore europeu em suas práticas.

A Iniciação na religião de Vodu (ou seja, de posse e de consagração pelos espíritos do vodu), para aprender e praticar "Hoodoo" não é exigida. Pode-se aprender através do estudo independente, ou seja, através de "folk" conhecimento passado de família, ou (o mais comum), através da utilização de livros populares.

Na América, é comum ouvir o termo rootwoman ou "jujuman" para se referir a mulher "mágica" ou "doutora raiz" para se referir a uma pessoa que atua principalmente com raízes e ervas. Embora o termo agora é usado para substituir o antigo Hunbonon ou "Ativador de Ervas Mágicas” 


A prática e o modo de apresentação do Hoodoo (com exceção de fazer a escultura “bochio”, que foi proibido no Novo Mundo) permanece praticamente inalterado, como se era na África antiga.

Fontes: 
mamiwata.com
Wikipédia

Um fraterno abraço,
Mago Dam

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