Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

SÍTIOS SAGRADOS

A postagem de hoje é um assunto bem interessante, quando era mais novo ouvia que as sete-linhas da Umbanda eram: Oriente, Mar, Mata, Cachoeira, Estrada, Pedreira e Cemitério, porém na verdade estas não são linhas e sim lugares onde podemos nos ligar as entidades, pois há outros lugares que também temos esta ligação por exemplo: nascentes, rios, braços de mar, savanas, cerrados, cavernas, lagos, pântanos entre outros.

Nos chamamos estes lugares de "Sítios Sagrados", esses lugares é onde a energia pura da natureza vibra em abundância. Segue então abaixo açguns desses lugares, suas funções espirituais e seus regentes.

O primeiro Sítio a ser citado é o mais sagrado é lá onde deve verter a água do amor, da pureza e de tudo que é bom, este lugar é a morada de nosso espirito, o nosso coração, o nosso íntimo, neste sítio sagrado é que manda Oxalá, em nosso ser que ele deve sempre comandar.

Mar : 
O mar é um sítio muito procurado pelos religiosos de nossa fé, lá é onde reside Iemanjá a mãe de todos Orixás, espiritualmente é um lugar de entrega, pois o mar aceita tudo, assim é lá que toda oferenda tem sua morada final. è também conhecida como"Calunga Grande", a morada de toas entidades, no mar também é aceita oferendas e pedidos a Ogum também.

Cachoeira: 
é neste lugar que morar muitos seres iluminados, mamãe Oxum que é a senhora das águas doces tem sua energia mais vibrante neste lugar, espiritualmente é um grande sítio de elevação, onde podemos nos religar ao nossos sentimentos mais puros, muitos tem como a cachoeira a água mais pura, chamando-a da verdadeira "Água de Oxalá". Oferndas para Xangô e para Oxossí também são aceitas nestes lugares.

Rios: no Candomblé quase todos Orixás femininos se transformaram em rios, Iemanjá somente que correu até o mar, assim as oferendas em rios são para os Orixás femininos na maioria das vezes, Oxum também comanda, mas alguns terreiros mais antigos oferecem nos rios oferendas para Iansãe e Logun- Edé. Espiritualmente o rio representa a busca de um objetivo, muitos fazem estas oferendas para prosperidade.

Pântano: 
É lá que reside a "Vovó" dos Orixás, Nanã Buruque tem sua energia nos pântanos pois seu elemento é a água e a terra, a senhora dos malês vive onde a energia da lama é vibrante, águas paradas e sua morada, mesmo sendo a senhora da transformação, espiritualmente o pântano é um renovador de energias, pois transforma sempre está renovando sua água mesmo que pareça que etá parada, Pomba-Giras ligadas a terra também aceitam oferendas lá, por exemplo: Rosa Caveira, Rosa do Lodo, Pomba-Gira do Mangue. Exu do lodo também é reinante nestes lugares.

Lagos e Lagoas: Tem a mesma função dos pântanos e seus mesmos regentes.

Mangues e Braços de Mar, todo Mangue, Braço de Mar ou Canal:
é de governança de Exu pois é a entrade do mar é na entrade é Exu que cuida.

Matas e Florestas: o governador é Oxossí é o campo mais utilizados por umbandistas pois é lá que a religação com Deus é mais forte, neste lugar sagrado renovamos nossas energias, pois o plasma das plantas são absorvidas por nós. Lugares onde há plantas frutíferas são melhores ainda para esta renovação.

Pedreira: Xangô é o senhor da pedreira onde os pedidos de justiça são pedidos, neste lugar Xangô manda seus refluvios energéticos, trabalhos para Iansã também são aceitos.

Campos floridos e Nascentes de Água: são luagres onde São Cosme e Damião atuam, trabalhos para crianças são muito eficazes nestes lugares.

Savanas e Cerrados: onde há lugares abertos na natureza como cerrados e planicies o comando é de Ogum e seus caboclos, são lugares onde o vento é constante.
Montanhas e Serras: e nestes lugares altos onde oferendas para Oxalá são feitas, Xangô também é lembrado nestes lugares.

Cavernas:
 Lugares subterrâneos ou com pouca luz são lugares ótimos para oferendas para Omulu e Obaluaye pois são luagres onde as energias negativas são transformadas em positivas.

Estradas, caminhos, linhas férreas: são ligadas a Ogum, Exu e Pomba-giras também são saudados nestes lugares pois representam a segurança por onde passarmos.

Cemitério:
este é lugar mais controvérsio, alguns não aceitam trabalhos lá, outros já tem como hábito estas entregas, são lugares onde as almas residem, entrgas lá são perigosas só devem ser feitas em casos muitos especiais e por pessoas muito bem capacitadas para tal trabalho. Normalmente são trabalhos de descarrego. tanto na força de Obaluaye ou Omulu como pra Exu também.

Encruzilhada: este termo é muito utilizado na Umbanda, como todos sabemos Exu é rei na Encruzilhada, mas existe uma distorção deste nome, respeitamos qualquer cultura ou crença mas aqui deixarei descrito nosso entendimento, quando se diz que Exu é rei na encruzilhada, esta não é a encruzilhada da rua, esquina ou estrada, e sim a encruzilhada dos elementos sendo assim os trabalhos feitos em esquinas teriam mais eficácia se fossem feito na encruzilhada dos elementos, por exemplo numa mata onde houvesse uma pedreira, lá onde vários elementos se cruzam sim é que é um lugar ótimo para Exu, esta sim é a verdadeira Encruzilhada.

Que Oxalá nos ilumine sempre.

Saravá .'.

"Semirombá"

Escrito por Pai Léo Del Pezzo
http://umbandadejesus.blogspot.com/

Divulgue no Orkut:

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...