Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis

Os Rosa-Cruzes tornaram-se conhecidos no século XVII, inicialmente na Alemanha, com o teólogo Johannes Valentin Andreas.

Em 1610 surgiu o manuscrito de autor desconhecido Fama Fraternitatis Rosae Crucis Cinfessio Fraternitatis Rosae Crucis ad Euruditos Europae. E um novo manuscrito: Die Chymische Hochzeit Christian Rosenkreutz, também de autor desconhecido.

Esses livros propunham a renovação da Igreja, do Estado e da sociedade, e um convite para que pessoas iluminadas entrassem para a fraternidade, com o ideal de salvar a Europa do atraso em que estava mergulhada na era medieval.

Durante 120 anos a Fraternidade dos Rosa-Cruzes viveu no mais absoluto sigilo. Então, um novo escrito, o Fama Fraternitatis, foi bastante divulgado, conhecido e aceito pela população de vários países da Europa. Nesse tempo, Johannes Valentin Andreas decidiu declarar que os escritos “Rosa-Cruz” eram de sua autoria.

Em 1632, em Paris, França, foi anunciado oficialmente um manifesto para a chegada dos rosa-crucianos.

No inicio do século XX a doutrina passou por uma transformação, sob a direção de Max Heindel, incumbido pelo conselho superior da Ordem de torná-la mais aberta, mais atuante no novo século que se iniciava, com o objetivo de fazer deste um mundo melhor. Construiu-se uma sede mundial nos Estados Unidos, na Califórnia e, de lá para o mundo se irradia o conhecimento com cursos por correspondência, livros e treinamentos. Há dezenas de anos,. Max Heindel escreveu O conceito Rosa-cruz do cosmos, obra máxima da Ordem na qual o conceito filosófico dos ensinamentos estão expostos com muita clareza.

Os rosa-cruzes possuem atualmente dois ramos de seguidores:

· A Ordem dos Rosa Cruzes (AMORC) cuja sede, Templo Supremo da América do Norte e do Sul, situa-se no Parque Rosa-Cruz, na Califórnia.

· A Sociedade Rosa-Cruz , fundada por Max Heindel. Em 1911 ele fundou uma pequena impressora e publicou uma série de livros sobre o movimento. Após a sua morte sua esposa continuou divulgando suas publicações para todo mundo.

Fundamentação Doutrinária

Doutrinas e dogmas

Uma existência mais plena

Descobrir mistérios do ser

Conhecimento intuitivo

Conhecer as leis da natureza

Consciência cósmica

Conhecimento além dos sentidos

Herdeira da sabedoria vinda do Egito

Grandes pensadores desenvolvendo a mente

Meditação

Cada membro pode ter outras religiões

Escola de espiritualidade



Literatura

A reforma geral do mundo

Rosicrucian Digest

Rosicrucian Forum

Ritos

Exercícios de meditação.

Exercícios de mentalização.

Promoção da sintonia perfeita entre corpo e alma.

Deus, no esoterismo, é experimentado muito mais como uma força interior, alguém que está dentro do ser humano, uma força que move os seus procedimentos a partir da escolha pessoal.


Datas Importantes

Lançamento do Livro O Conceito Rosa-cruz do Cosmos

Publicado por Max Heindel, o lançamento do livro "O Conceito Rosa-cruz do Cosmos" ocorreu em 1909.

Esta data histórica foi uma data importante para os rosacruzes e para todo o esoterismo, pois marcou a abertura ao público dessa filosofia até então hermética.


Personagens

Christianus Rosenkreutz

Iniciador do movimento que deu origem a esta escola esotérica. Alemão nascido em 1379, aos 16 anos foi para o Oriente, onde iniciou seus conhecimentos herméticos. Do Oriente foi para o Marrocos, centro da cultura islâmica na época, e lá se aprofundou nos ensinamentos. A essência desses ensinamentos era a harmonia entre o ser humano e o cosmos. Rosenkreutz voltou à Europa com a intenção de passar o conhecimento, mas sentiu ao regressar que ainda não havia chegado o momento. Escreveu o livro “M” no qual colocou tudo o que aprendera. Continuou sua vida dedicando-se aos estudos. Segundo a lenda, ele possuía a Pedra Filosofal, isto é, transformava o metal vil em ouro. Rosenkreutz ensinou a três discípulos seus conhecimentos no Oriente, e incumbiu-os de continuarem passando os ensinamentos e de fundarem uma ordem secreta no devido tempo.

Ele morreu em 1484, com 106 anos.



Johannes Valentin Andreas

Nasceu no ano de 1586, era filho de um pastor luterano que tinha como hobby a alquimia. É considerado o fundador do movimento Rosa Cruz. Escreveu o texto As núpcias químicas, o mais conhecido texto de rosa–cruz da época. Morreu no ano de 1654.



Max Heindel

Nasceu no dia 23 de julho de 1865, na Dinamarca, e seu nome de batismo era Carlos Luis Grasshoff. Estudou engenharia naval na Inglaterra e trabalhou em diversas linhas de navegação, adquirindo vasta experiência em suas viagens. Em 1895 aportou em Nova York e em 1903, em Los Angeles. Foi vice-presidente da Sociedade Teosófica de Los Angeles. Partiu para a Alemanha em 1905, onde entrou em contato com os Rosa- Cruzes e assumiu a missão de divulgar seus ensinamentos no Novo Mundo. Em 1909 publicou a obra Conceito de Rosa-cruz do cosmos e muitas outras, até falecer no dia 6 de janeiro de 1919.



Os oito discípulos de Rosenkreutz

Fundaram a Ordem, dentro da qual se chamavam de irmãos. Durante 120 anos a fraternidade dos Rosa-Cruzes viveu em sigilo. Os irmãos viajavam por muitos países e eram notados por suas boas obras. O objetivo geral dos rosa-cruzes era a libertação da Europa dos horizontes estreitos da Idade Média.



O que diz a Super Interessante

Poucas sociedades precisaram tanto do segredo para sobreviver como a Rosacruz.

Na Idade Média, enquanto a Inquisição jogava na fogueira quem ousasse questionar os dogmas católicos, os integrantes da confraria se reuniam a fim de penetrar nos mistérios religiosos mais profundos. Para isso, recorriam a fontes diversas: gnosticismo (que buscava o conhecimento à margem do que dizia a Igreja), cabala (misticismo judaico), esoterismo islâmico, filosofia, mitologia egípcia, astrologia e alquimia.

Era com esse repoertório tão vasto que os rosacrucianos acreditavam ser possível sair das trevas da ignorância e caminhar rumo à sabedoria. Diziam que o autoconhecimento era a chave para a "paz do indivíduo" e, a partir dela, o bem-estar da humanidade. Até hoje, os grupos que se dizem herdeiros da Rosacruz pregam a tolerância religiosa, a harmonia e a paz. O que ninguém sabe direito é como essa sociedade surgiu.

ROSENKREUZ

Não faltam teorias para a origem da ordem. Uns dizem que ela foi criada em Alexandria, no Egito, no ano 46, quando o sábio gnóstico Ormus e seus seguidores foram convertidos ao cristianismo.

Outros afirmam que a Rosacruz surgiu no século 17, no vácuo da Reforma Protestante.

De acordo com a lenda mais popular, no entanto, seu criador foi o monge Christian Rosenkreuz (ou Frater C.R.C.), nascido na Alemanha em 1378. Aos 16 anos, Rosenkreuz viajou ao Oriente Médio e estudou artes ocultas com mestres muçulmanos. Ao voltar para a Alemanha, construiu a Spíritus Sanctum ("Casa do Espírito Santo"), para celebrar seus rituais secretos.

Rosenkreuz teria morrido em 1484, aos 106 anos, mas sua tumba só foi encontrada 120 anos depois — o que motivou a retomada das atividades da Rosacruz, agora sob a liderança do pastor luterano Johann Andrae. Foi ele quem publicou 3 manifestos que mencionaram a ordem pela primeira vez: Fama Fraternitatis Rosae Crucis (1614),Confessio Fraternitatis (1615) e Núpcias Químicas de Christian Rosenkreuz (1616). Os textos tiveram enorme impacto entre os europeus e não demorou para que os rosacrucianos se espalhassem pelo Velho Mundo.

Para as fraternidades modernas que se dizem herdeiras da Rosacruz, não importa se Rosenkreuz realmente existiu. O importante é o valor simbólico dessa história. Suas andanças pelo mundo, incorporando elementos de várias tradições, aludem à chamada Religião Universal da Sabedoria. Ser cristão, por exemplo, iria além de seguir a figura bíblica de Jesus: faria parte da busca do conhecimento oculto e esotérico.

Observando a imagem dos graus da maçonaria observaremos que o grau 18 é o Cavaleiro Rosacruz.

Não se trata de mera coincidência: nos séculos 17 e 18, maçons e rosacrucianos trocaram muitas figurinhas. Eles buscavam uma sociedade tolerante, livre de dogmas e que pudesse se aperfeiçoar à medida que os homens ficassem mais sábios. A estrutura das duas fraternidades também era similar. Mas havia diferenças importantes: a Ordem Rozacruz enveredava pelo cristianismo e por caminhos místicos, enquanto a maçonaria se guiava pelo pensamento racional.

"No século 18, a Rosacruz fazia rituais de admissão usando diversos símbolos. Um deles era um globo de vidro num pedestal que tinha 7 degraus e era dividido em duas partes, representando a luz e a escuridão", diz Sylvia Browne, autora do livro Sociedades Secretas. "E também usavam 9 copos, simbolizando qualidades masculinas e femininas."

Segundo a pesquisadora, a Rosacruz contava com o Colégio dos Invisíveis, espécie de fonte de informação por trás do movimento. Seus integrantes acreditavam que o significado do Universo estava explicado no símbolo da ordem. "Como a flor que brota no meio da cruz, os seres humanos deveriam desenvolver a acapacidade de amar de forma irrestrita, compreender as leis que regem o mundo e agir por meio da intuição e da inteligência amorosa do coração."

HERDEIROS

Hoje, diversas sociedades se declaram descendentes da confraria inicial. Entre elas, 

a Fraternidade Rosacruz (site) de Max Heindel, 
a Fraternitas Rosacruciana Antiqua (site) e 
a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC). 

A julgar pelo que cada uma diz em seu site na internet, todas procuram despertar o potencial interior do ser humano pela busca da verdade.

A Amorc do Brasil, localizada em Curitiba (mapa - site), garante que seu método "está à disposição de toda pessoa sincera e de mente aberta". Já a Fraternitas Rosacruciana, com sede no Rio, afirma que sua finalidade é "buscar a felicidade sem distinção de castas, cor, sexo, nacionalidade ou condição social".

Super Interessante

Por Dentro das Sociedades Secretas

páginas 20 e 21.

Sites Relacionados

Site Oficial da Ordem Rosacruz no Brasil

Fraternidade Rosacruz

Fraternitas Rosacruciana AntiquaSite Oficial da Ordem Rosacruz nos Estados Unidos (inglês)

PERGUNTAS E RESPOSTAS DA AMORC:

1) O que é a Ordem Rosacruz?

R: A Ordem Rosacruz AMORC é uma fraternidade místico-filosófica e cultural, formada por homens e mulheres dedicados à busca das mais sublimes verdades universais. Tem por objetivo despertar e desenvolver no ser humano o seu potencial interior para uma vida equilibrada, de acordo com as leis da natureza e do universo.

2) Quantas pessoas fazem parte ou estão vinculadas a AMORC no Brasil hoje:

R: O cadastro da Ordem Rosacruz no Brasil é composto por mais de 330 mil Membros regulares.

3) Existem atividades constantes da Ordem Rosacruz, diárias ou semanais, das quais as pessoas podem participar?

R: Sim, os Rosacruzes se reúnem nos chamados Organismos Afiliados, constituídos em Lojas, Capítulos e Pronaoi. Nesses locais, são realizadas atividades místicas e culturais, num ambiente de fraternidade. Cada Organismo Afiliado tem seu calendário de reuniões semanais, sendo que a maioria tem atividades aos sábados e domingos.

4) O senhor entende que, hoje, a AMORC é mais ativa do que na época em que surgiu? Existe alguma diferença entre a atuação da AMORC atual e de, por exemplo, a Rosacruz européia do século 17?

R: Sem dúvida, a AMORC nos dias de hoje tem uma atuação maior do que na época do seu surgimento que remonta às escolas de mistérios do antigo Egito, portanto, muito antes do século 17 na Europa como pensam alguns. Em outros tempos, religiões ou mesmo pessoas eram tidas como detentoras exclusivas do conhecimento, não permitindo a livre expressão e a busca pessoal pela Verdade que os Rosacruzes buscam. Esclarecendo que o ideal rosacruz é imutável, mas a estrutura e a forma de ensinar foram sendo adaptadas à evolução das mentes e das consciências. O que antigamente era transmitido só oralmente, hoje é enviado ao endereço pessoal de cada Membro através de ensinamentos regulares.

5) Sempre se fala que existe um tipo de iniciação para pertencer a Rosacruz. Isso é verdade? Qualquer pessoa pode participar da AMORC? Existem, de fato, ensinamentos "secretos" aos quais as pessoas só podem ter acesso em condições especiais? Como exemplo, cito os exercícios e princípios envolvidos no desenvolvimento das faculdades do "eu" interior, que levam à intensificação da atividade das faculdades de transmissão de idéias e impressões, o que geralmente é conhecido como projeção do pensamento, ligado ao que os cientistas chamam hoje de fenômenos psi.

R: Sempre se fala que existe um tipo de iniciação para pertencer à Ordem Rosacruz. Isso é verdade? Qualquer pessoa pode participar da AMORC? Existem, de fato, ensinamentos “secretos” aos quais as pessoas só podem ter acesso em condições especiais? Como exemplo, cito os exercícios e princípios envolvidos no desenvolvimento das faculdades do “eu” interior, que levam à intensificação da atividade das faculdades de transmissão de idéias e impressões, o que geralmente é conhecido como projeção do pensamento, ligado ao que os cientistas chamam hoje de fenômenos PSI.

· Para pertencer ou ingressar na Ordem Rosacruz não é necessário qualquer iniciação prévia. Porém, sendo a Ordem Rosacruz uma organização de caráter místico e iniciático, as iniciações são feitas gradativamente, conforme o avanço do estudante.

· Qualquer pessoa pode participar da AMORC, independente de sexo, religião, cor profissão, classe social ou grau de cultura. É necessário, porém, que no ato de sua afiliação, o candidato informe às razões que o motivaram a ingressar na Ordem e ser um estudante Rosacruz.

· Muitos historiadores e até autores contemporâneos classificam a Ordem Rosacruz como uma sociedade secreta, porém, ela não se considera como tal. Se fosse realmente secreta seria ocultada, a fim de que o publico não soubesse da sua existência. Pelo contrário, a Ordem promove a si mesmo através de palestras, e vasto material de divulgação. Assim, dizemos que ela não é secreta, mas sim discreta.

· O estudo dos poderes psíquicos faz parte dos ensinamentos da Ordem, como por exemplo a telepatia, telecinesia, radiestesia, clarividência, projeção psíquica, etc. O desenvolvimento desses poderes, porém, não são considerados como critério para a evolução espiritual, sendo atribuída uma importância secundária. Do ponto de vista Rosacruz, o que importa acima de tudo é o despertar das virtudes próprias como a humildade, a generosidade, a tolerância, a auto-estima e outras.

6) Pessoas de quaisquer religiões podem pertencer à Ordem Rosacruz?

R: Sim, na Ordem Rosacruz existem pessoas pertencentes às mais variadas religiões como cristãos, judeus, budistas, etc. Por ser eclética, demonstra tolerância para com todos os credos, bem como não impõe dogmas, dando a cada Rosacruz absoluta liberdade quanto aos ensinamentos que lhe são apresentados. Salientamos que através dos estudos da Ordem a pessoa consegue compreender melhor o sentido profundo das doutrinas religiosas e algumas até acabam voltando a praticar a religião que haviam abandonado antes de entrar para a Ordem Rosacruz.

7) No site da AMORC está escrito que a Missão da Ordem Rosacruz é despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento. Que ferramentas são utilizadas para esse despertar e auxílio? De que forma esse trabalho é realizado?

R: Para auxiliar o despertar o potencial interior do ser humano a Ordem Rosacruz oferece um estudo metódico e gradativo que favorece ao amadurecimento harmonioso de todos os planos do ser. A vivência das orientações recebidas, a fidelidade aos ensinamentos, a dedicação e perseverança na busca do ideal direcionado para o Bem, tudo isso faz uma somatória que resulta na melhoria da vida pessoal, no alcance do chamado “Domínio da Vida”.

· O trabalho é realizado despertando o interesse geral da pessoa para a cultura o misticismo e, sobretudo a espiritualidade. Os ensinamentos têm um caráter muito prático e são concebidos de tal forma que podem ser usados de forma concreta e positiva na vida cotidiana.

8) Em que consistem, exatamente, os aspectos místicos da Ordem Rosacruz?

R: O misticismo rosacruz consiste no estudo das leis divinas e sua aplicação na visa cotidiana. Um dos aspectos, ou características do autêntico místico rosacruz é de ele viver inserido na sociedade, em contato com o mundo, comportando-se como um ser humano digno desse nome, que cultiva o amor ao próximo e age segundo os mais elevados ideais.

9) Existem alguns pesquisadores que não concordam com a origem ancestral atribuída a Rosacruz, entendendo que se trata de uma ordem nascida na Europa no século 16 ou 17. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

R: A origem tradicional da AMORC remonta às escolas de mistérios do Antigo Egito. Nessas escolas, místicos esclarecidos reuniam-se para estudar os mistérios do Universo, da Natureza e do Ser Humano, daí derivando a expressão Escolas de Mistérios.

Por volta de 1.500 antes da Era Cristã, o Faraó Tutmés III reuniu essas escolas em uma única Ordem regida pelas mesmas normas. Um século depois, Amenhotep IV, mais única Ordem regida pelas mesmas normas. Um século depois, Amenhotep IV, mas conhecido pelo nome de Akhenaton, criou um ensinamento único para os membros dessa Ordem, como também a primeira religião monoteísta.

Do Egito a Ordem estendeu-se à Grécia, graças a Pitágoras; mais tarde à Europa da Idade Média, por meio dos alquimistas e Templários. Nos séculos seguintes, pensadores da Renascença e espiritualistas da Idade Moderna promoveram sua expansão, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Hoje em dia a AMORC é a depositária dessa herança cultural e espiritual.





10) Existe alguma relação entre a Rosacruz e a Maçonaria

R: Não. As organizações são totalmente independentes uma da outra e desenvolvem suas atividades separadamente. Como não existe qualquer incompatibilidade entre ambas, existem rosacruzes maçons e vice-versa.

11) O senhor poderia falar alguma coisa sobre a Catedral da Alma?

R: Catedral da Alma foi uma definição dada pelo primeiro presidente da Ordem Rosacruz, H. Spencer Lewis para simbolizar um lugar ideal em que a consciência poderia penetrar em seus momentos de elevação espiritual. Cada um pode idealizar o seu lugar que lhe dê paz para, em seus momentos de quietude, encontrar a serenidade em contato com seu Eu interior.

12) Como a AMORC se sustenta?

R: Todos os paises do mundo reconhecem a Ordem Rosacruz como uma organização sem fins lucrativos, portanto ela não tem caráter comercial. Como toda associação fraternal ou cultural, a Ordem deve prover suas necessidades e assim o faz graças à contribuição de seus membros. As lições não são vendidas, e as contribuições individuais cobrem custos como de correio, impressos, informática, etc.

13) Como a Ordem Rosacruz encara as verdades e conhecimentos provenientes de outras fontes que não a própria Rosacruz? Qual a sua relação com os ensinamentos fornecidos pelas diferentes religiões, posturas místicas e filosóficas existentes no mundo?

R: A Ordem Rosacruz considera que ninguém, nenhuma organização religiosa ou mística é detentora absoluta da verdade, por isso os membros são considerados os eternos buscadores da Verdade.

· Com relação aos ensinamentos fornecidos pelas diferentes religiões, e considerando o interesse de cada um pela espiritualidade, os rosacruzes têm profundo respeito pelos Livros Sagrados, quer seja a Bíblia, o Alcorão, o Baghâvad Gita, os Upanishads ou qualquer outro. Muitos membros fazem dessas obras uma fonte de estudo pessoal, o que é um conhecimento muito enriquecedor.

14) O que o senhor pensa das atividades da chamada Nova Era, como as terapias alternativas e as religiões ligadas à natureza?

R: Consideramos a expressão Nova Era mais como um modismo do que uma corrente de pensamento propriamente dita. Muitos movimentos inclusive surgiram para fazer do esoterismo uma fonte de lucros. Reconhecemos o valor de algumas terapias alternativas, como também das religiões ligadas à natureza que oferecem um trabalho eficiente, sobretudo aos dependentes químicos e/ou pessoas marginalizadas.

15) Qual é a postura da Ordem Rosacruz com relação aos fenômenos OVNI e a possibilidade de que seres extraterrestres estejam atuando em nosso planeta?

R: A Ordem Rosacruz não tem uma posição oficial sobre a questão dos extraterrestres, uma vez que o tema não faz parte de seus ensinamentos até o momento. Estamos convencidos que, além do Planeta Terra, existem outras humanidades que povoam o universo, tanto mais como menos evoluídas do que a nossa civilização terrena. Apesar do tema ter sido amplamente explorado pela ficção, trata-se de um grande enigma, inclusive para os pesquisadores. Apesar do fato de não termos ainda uma confirmação efetiva da existência de extraterrestres e de OVNI’s. Acreditamos que nem todos os numerosos relatos de ÓVNI’s sejam falsos ou fantasiosos, apesar da grande especulação sobre o assunto.

Esclarecimentos adicionais:

1. A.MO.R.C = Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis

2. A AMORC Ordem Rosacruz não é uma seita, nem uma religião. É uma Organização de caráter místico-filosófico.

3. As Jurisdições da AMORC são separadas por língua (idiomas). Assim a Jurisdição de Língua Portuguesa abrange também Portugal e demais países de língua portuguesa.

Texto gentilmente cedido pelo www.amorc.org.br

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...