Frases

"EU NÃO PREVEJO O FUTURO, EU PREVINO SOBRE O FUTURO!" - MAGO DAM

A Alquimia Árabe

A Europa entrou em contato com a alquimia com as invasões árabes. Estas fundaram universidades e ricas bibliotecas, as quais foram destruidas nas guerras, que entre o século VIII e XIII emitiram bases teóricas da alquimia.

A química árabe aperfeiçoou as artes de destilação e de extração por gorduras, o fabrico de sabão, as ligas metálicas e a medicina farmacêutica.

Os primeiros textos traduzidos do grego para o árabe foram os textos de alquimia, dizia o sábio Ibn Al Nadim, no século X. Al Nazi é o primeiro alquimista cuja obra e vida foram descritas por outros autores credíveis.

Dispositivos novos ou aperfeiçoados são introduzidos: o “banho-maria”, por banhos de ar quente, os cadinhos perfurados permitindo a separação por fusão, as diferentes retortas de destilação, de sublimação. A classificação das substâncias é variável de um autor para outro.


Exemplos:
- Ouro é nobre, pois resiste ao fogo, à umidade e ao enterramento sob a terra.
- Cânfora, enxofre, arsênico, mercúrio e amoníaco fazem parte dos espíritos, pois são voláteis.
- O vidro se enquadra nos metais, pois é susceptível de fusão.
As operações alquímicas eram longas, duravam horas até dias, mas tratava-se de reproduzir no laboratório, na “matriz artificial” que constitui um alambique bem fechado, um processo que, na natureza, se mede em séculos.

Divulgue no Orkut:

Parceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...